domingo, 5 de agosto de 2012

Adutora Veiga de Brito x Boiuna (via colinas)

Domingo, 05/08/2012

Amanheceu um belo dia de sol contrariando a previsão do tempo. Como sempre, deixei tudo arrumado na véspera mas mesmo assim tive um pequeno atraso no encontro com o pessoal. Isso não se repetirá!
Sendo assim, fomos ao inicio de mais uma aventura que já começa com emoções fortes ou o famoso " frio na barriga", como podem ver nas fotos.






Um pouco de história:
"Em 1951, iniciou-se um planejamento para suprir as necessidades de água até 1970 e o manancial escolhido foi o rio Guandu, com uma capacidade de 1,2 milhões de litros por dia. O projeto inicial acabou se estendendo e, ao invés de terminar no Reservatório do Engenho Novo, a adutora foi prolongada até a Zona Sul, no Reservatório dos Macacos, onde entrou em operação no ano de 1958. Nesta época, havia o ideal de abastecer 7,5 milhões de pessoas no ano de 2000 e, por este motivo, em 1966 foi inaugurada a segunda adutora do Guandu, a Adutora Veiga Britto, com a entrada em operação da Elevatória do Lameirão, considerada a maior estação subterrânea do mundo."


Fonte: Blog  A História de Realengo / Cedae

Após uma leve descida começamos a subir pra valer, e da primeira torre de energia o aqueduto parecia minúsculo. Passados alguns metros a frente o nosso amigo Brandão encontrou essa bela orquídea.
As surpresas não pararam por ai, um papagaio também entrou em cena para compor essa belíssima peça teatral organizada pela natureza. Ele voou quando passamos por ele emitindo o som que lhe é peculiar.
Nossa parada pro lanche foi  na parte alta das Colinas da Boiuna. Tivemos boas conversas, escambo e descontração.
Na descida algumas pessoas praticavam "trail" ou o famoso "motocross", acompanhamos tudo lá de cima, eles subiam e desciam os morros que por sinal estão sendo reflorestados. Resolvemos explorar mais ao invés de continuar o caminho que seria a etapa final da trilha. Fomos até outro morro e continuamos a descer em direção ao que eu chamei de ruínas que na verdade era o fruto da ostentação de alguém. Construída bem ali no meio daquela área verde, hoje resta pouco do que devia ser uma quadra poliesportiva com área de churrasqueiras, banheiros e tudo. Felizmente uma alma sensata impediu que aquilo continuasse e hoje, o local é abandonado servindo de casa para morcegos e marimbondos e sabe mais o que.

 Voltamos por um lugar novo inclusive pra mim, do contrário teríamos que voltar tudo ou seja, subir muito novamente. Chegamos a um portão e receosos de sair entrando, chamamos umas pessoas que estavam lá dentro e perguntamos se tinha saída para Boiuna, o que eles não confirmaram sem antes perguntar se éramos do Exército por causa da minha camisa camuflada. Tive que rir... "vocês são do Exército?" Esse lance de Exército me perseguiu hoje. No ponto de ônibus voltando pra casa um senhora criticou um garotinho que passou me olhando, acho que olhava pro meu cajado de trilha e ela comentou: " O menino fica olhando, parece que nunca viu alguém fardado!" Ela devia estar se referindo a minha camisa que era camuflada. (risos)


É isso galera em breve teremos mais!
Até lá!

Pensam que acabou?
Quando falei de frio na barriga falava sério!




Nenhum comentário:

Postar um comentário